Realizar atividades de suporte, envolvendo o recebimento de material, controle de produtos, liberação e aprovação dos produtos, controle de qualidade e inspeção dos materiais recebidos, definindo especificações dos produtos e materiais.
Fundamentos da Qualidade - 54 horas
- Histórico da qualidade; Conceitos da qualidade; As sete ferramentas da qualidade: Fluxograma, Histograma, Diagrama de Pareto, Carta de Controle, Diagrama de Dispersão, Lista de Verificação, Diagrama de Ishikawa (Espinha-de-Peixe); FMEA – Failure Modes and Effects Analysis (Análise de Modos e Efeitos de Falhas); FTA – Faut Tree Analysis (Análise de Árvore de Falhas);Programa 5S – Limpeza e Organização.
Qualidade no Produto - 40 horas
- Inspeção e Controle da Qualidade; Inspeção no recebimento de insumos e matérias-primas; Parâmetros e Critérios de Inspeção; Aprovação e Rejeição de Lotes; Implementação de Rotinas de Controle nos Processos Produtivos; Planos de inspeção; Refugos e retrabalho; Planos de amostragem; Não conformidades.
Gestão da Qualidade pelo Sistema ISO 9001 - 30 horas
- Analisar os conceitos e critérios do sistema de gestão a ser adotado pela organização; Identificar as práticas adotadas alinhadas aos conceitos e critérios do sistema de gestão; Interagir com as pessoas do sistema de gestão da qualidade; Descrever as atividades e padrões de trabalho; Formatar a documentação do sistema da qualidade; Auxiliar na revisão e homologação da documentação.
Informática Básica - 24 horas
- Hardware e software; Placas, discos, memórias, impressoras, scanners, pen drive. Bit, Byte, KB, MB, GB, TB; Sistema Operacional; Internet (Conceitos básicos e criação de conta de e-mail); Planilhas eletrônicas de cálculos, tabelas e gráficos; Editores de textos; Apresentações.
Estatística - 16 horas
- Natureza da Estatística; População e Amostra; Séries Estatísticas; Gráficos Estatísticos; Distribuição de Frequência; Medidas de Posição; Medidas de Dispersão ou variabilidade; Medidas de Assimetria e de Curtose; Probabilidade; Noções de Distribuição Binomial e Normal; Noções de Correlação e Regressão; Números-índices.
Higiene, Saúde, Segurança e Meio Ambiente - 16 horas
- Promoção de saúde pessoal e em ambiente de trabalho; Aspectos ergonômicos e adequação postural para o trabalho; Risco, condições inseguras e atos inseguros; Aspectos de segurança e segurança para operação dos equipamentos e máquinas afim de prevenção de acidentes; Inspeção de segurança nos equipamentos e acessórios de trabalho e no posto de trabalho; Sinalização de segurança; Segurança para manuseio de equipamento elétrico de área afim; Utilização de equipamentos de proteção individual e coletiva; Seleção de resíduos para reciclagem; Tratamento de resíduos para descarte; Ações prevencionistas e de conservação.
Realizar atividades de suporte, envolvendo o recebimento de material, controle de produtos, liberação e aprovação dos produtos, controle de qualidade e inspeção dos materiais recebidos, definindo especificações dos produtos e materiais.
Profissionais que desejam atuar na área de Controle da Qualidade.
Pré-requisitos obrigatórios:
Não há.
Pré requisitos recomendáveis:
Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo.
Ter 17 anos completos.
Idade mínima:
17 anos.
Para verificar os valores de investimento para este curso, entre em contato com nossa central de relacionamento através do Fale Conosco, pelo telefone 0800-0481212 ou diretamente com o SENAI Timbó.
Endereço: Rua R DUQUE DE CAXIAS, nº 830 - CENTRO - Timbó - Santa Catarina, Brasil - CEP 89120000. Clique aqui para exibir no mapa.
Telefone: (47) 3281-6453
E-mail: valedoitajai@sc.senai.br
Blumenau
ver mais
shopping_cartBlumenau
ver mais
shopping_cartBlumenau
ver mais
shopping_cart