Unidade curricular: CHEF & CIENTISTA
● Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições e variações físicas e químicas.
● Organizar cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc) para a manutenção da saúde do organismo.
● Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc).
● Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a agricultura e para a vida.
Unidade curricular: CRIAR
● Projetar e construir dispositivos que explorem fenômenos da vida cotidiana e que evidenciam propriedades físicas dos materiais, discutindo usos sociais desses dispositivos.
● Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
● Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
● Construir algoritmo para resolver situações passo a passo.
Unidade curricular: BE HAPPY
● Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de forma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.
● Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas.
● Explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para construir repertório lexical na língua inglesa.
● Identificar a presença da língua inglesa na sociedade brasileira/comunidade (palavras, expressões, suportes e esferas de circulação e consumo) e seu significado.
● Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade.
Unidade curricular: MULTI-ESPORTE
● Diferenciar os conceitos de jogo e esporte, identificando as características que os constituem na contemporaneidade e suas manifestações (profissional e comunitária/lazer).
● Experimentar de diversos esportes identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo.
Unidade curricular: PESQUISA, LEITURA E TAREFAS
● Planejar e realizar as atividades escolares (tarefas)
● Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
● Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
● Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
Unidade curricular: AGRO POP
● Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).
● Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização).
● Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.
● Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.
Unidade curricular: TECNOLOGIA E ROBÓTICA
● Compreender linguagens e o processo de programação dos computadores;
● Utilizar materiais, técnicas e interfaces de integração de eletrônicos, mecanismos e estruturas;
● Aplicar técnicas, métodos e componentes para perceber o mundo físico e atuar sobre ele a partir de decisões lógicas e matemáticas a partir de programação de computadores;
● Reconhecer arquiteturas, técnicas e equipamentos para interconexão de computadores em rede;
● Aplicar materiais, softwares, técnicas e equipamentos de fabricação digital.
Unidade curricular: GAMES E ANIMAÇÕES
● Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria da robótica, incluindo investigação, análise crítica, imaginação e criatividade para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas para criar soluções tecnológicas com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
● Desenvolver a capacidade de ler, entender e operar programações e relacionar as habilidades matemáticas de mensuração de medidas e ângulos, utilização de variáveis em contadores e afins, localização usando pontos no plano cartesiano;
● Desenvolver a capacidade de ler, entender e operar modelagens em CAD 3D e relacionar as habilidades matemáticas de visão e manipulação de formas geométricas em planos tridimensionais (3D) e relacionar as diferentes vistas a cada um “quadrantes” do plano XYZ, mensuração de medidas e ângulos, a correspondência proporcional entre o objeto real e o criado em uma escala menor.
Unidade curricular: TEATRO EnCENA
• Reconhecer e apreciar formas distintas de manifestações do teatro presentes em diferentes contextos, aprendendo a ver e a ouvir histórias dramatizadas e cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório ficcional.
• Descobrir teatralidade na vida cotidiana, identificando elementos teatrais (variadas entonações de voz, diferentes fisicalidades, diversidade de personagens e narrativas etc).
• Experimentar o trabalho colaborativo, coletivo e autoral em improvisações teatrais e processos narrativos criativos em teatro, explorando desde a teatralidade dos gestos e das ações do cotidiano até elementos de diferentes matrizes estéticas e culturais.
• Exercitar a imitação e o faz de conta, ressignificando objetos e fatos e experimentando-se no lugar do outro, ao compor e encenar acontecimentos cênicos, por meio de músicas, imagens, textos ou outros pontos de partida, de forma intencional e reflexiva.
• Experimentar possibilidades criativas de movimento e de voz na criação de um personagem teatral, discutindo estereótipos.
Desenvolver as competências socioemocionais e cognitivas por meio de atividades mão na massa (educação Maker), colocando o estudante como protagonista do seu processo de aprendizagem em um programa semanal de contraturno.
Estudantes do ensino fundamental
Pré-requisitos obrigatórios:
6 a 9 anos
Pré requisitos recomendáveis:
ensino fundamental incompleto
Idade mínima:
6 anos.
Para verificar os valores de investimento para este curso, entre em contato com nossa central de relacionamento através do Fale Conosco, pelo telefone 0800-0481212 ou diretamente com o SESI São Bento do Sul.
Endereço: Rua Benjamin Constant, nº 99 - Centro - São Bento do Sul - Santa Catarina, Brasil - CEP 89280-482.
Telefone: (47) 3631-1713
E-mail: leticia.reizer@sesisc.org.br
Blumenau
ver mais
shopping_cartBlumenau
ver mais
shopping_cartBlumenau
ver mais
shopping_cart