Desenvolvimento é um processo amplo e contínuo no qual o ser humano precisa e deve
buscar. No âmbito profissional muitas são as formas e meios para se desenvolver e o treinamento
pode fazer parte deste processo enriquecedor.
A construção de novos conceitos ou atribuições de novos significados pode, também,
servir de base para o desenvolvimento de competências. Quando apreendida, a teoria transforma-
se em conhecimento, um dos vértices do tripé que constitui a competência.
O treinamento deve ser o espaço onde ocorrem os jogos de vivências, reflexões e
conceituações, os quais devem instigar o colaborador ao aprendizado, à sistematização dos
conhecimentos e à mudança de paradigmas, preparando-os para o desempenho do cargo
mediante um processo contínuo, tornando-os permanentemente atualizados com as tecnologias
utilizadas na realização das atividades não somente técnicas.
Sendo assim as organizações passaram a considerar os treinamentos como
indispensáveis para a obtenção da qualidade total preparando melhor seus profissionais. A
finalidade primordial dos treinamentos deve ser de favorecer a construção de conceitos e a
reflexão individual e coletiva dos colaboradores sobre a necessidade da adoção de uma atitude
proativa na direção do seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Conforme Tachizawa (2006) o desenvolvimento das pessoas em uma organização está
diretamente relacionado ao interesse estratégico dos negócios. Para consolidar sua posição no
mercado e buscar novos horizontes, a organização deve ter um quadro de pessoal capacitado a
resolver os desafios e para tanto, esse processo de desenvolvimento exige um planejamento
adequado aos objetivos da organização.
O investimento no desenvolvimento dos colaboradores que realizam o trabalho nas
organizações é o mesmo que contribuir para a qualidade dos produtos e serviços e, no
atendimento aos clientes ampliando por consequência, as vendas. Os treinamentos, devem
privilegiar não apenas quem exerce papel de direção e supervisão mas inclusive àqueles que
trabalham nos vários setores afinal os resultados decorrem das atividades do todo da
organização.
Assim sendo, os colaboradores são preparados para se tornar melhores naquilo que são e
fazem. Isso faz uma grande diferença. A empresa contribui para o desenvolvimento do
colaborador e o colaborador participa do desenvolvimento da empresa. O Programa coloca em
prática ações que visam ao equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal.
Acerca do FSC- Forest Stewardship Council, em português, Conselho de Manejo Florestal,
é uma organização independente, não governamental, sem fins lucrativos, criada para promover o
manejo florestal responsável ao redor do mundo. Fundado em 1993 como resposta às
preocupações sobre o desmatamento global, o FSC é um fórum pioneiro, que reúne vozes do
hemisfério norte e sul, para definir o que é um manejo florestal ambientalmente adequado,
socialmente benéfico e economicamente viável, e identificar ferramentas e recursos que
promovam uma mudança positiva e duradoura nas florestas e nos povos que nela habitam.
Através de seu sistema de certificação, o selo FSC reconhece a produção responsável de
produtos florestais, permitindo que os consumidores e as empresas tomem decisões conscientes
de compra, beneficiando as pessoas e o ambiente, bem como agregando valor aos negócios,
sendo fundamental que todos os envolvidos conheçam o propósito, deveres e benefícios da certificação.
Cooperação e saúde no contexto do FSC - 08h
- Ações preventivas
- Ações seguras e inseguras
- Atribuições do trabalhador na prática diária do FSC
- Conceito, princípios e critérios do FSC Conselho de manejo florestal
- Cultura de segurança
- O FSC como benefício para saúde e segurança
- Prática da cooperação no contexto de trabalho
O programa contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional, como forma de manter um
canal de comunicação direta e promover a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores diretos e contratados da empresa.
Colaboradores da Área Florestal da empresa Klabin e prestadoras de serviços, cumprindo um dos princípios de sustentabilidade da mesma do qual visa promover o crescimento pessoal e profissional de seus colaboradores e que desejam aprimorar o desenvolvimento de suas competências.
Pré-requisitos obrigatórios:
Ensino Fundamental Incompleto
Pré requisitos recomendáveis:
Ensino Fundamental Incompleto
Idade mínima:
12 anos.
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E-mail: chapeco@sc.senai.br
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