Ensino Médio com Itinerário de Ciências da Natureza

Unidade: SESI/SC - Blumenau II Cidade: Blumenau Área: Educação Modalidade: Ensino Médio

Descrição

O Ensino Médio Integrado com o Itinerário de Ciências da Natureza desenvolve competências a partir de uma experiência pedagógica que contempla também um itinerário técnico. Por conta disso, o aluno conclui os estudos com uma habilitação profissional, preparado para atuar no mercado de trabalho. No caso Ensino Médio Integrado com Itinerário de Ciências da Natureza, o estudante é incentivado a aprender muito mais sobre os fenômenos da natureza, investigando seres microscópios, estruturas celulares e as aplicações das ondas que compõem o espectro eletromagnético. Assim, o aluno entende a composição do nosso planeta e as diferentes tecnologias desenvolvidas a partir do estudo das ciências da natureza.

Conteúdo

Grade Curricular


Formação Básica Geral I
Ciências da Natureza e suas Tecnologias I - 200h
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas I - 200h
Linguagens e suas Tecnologias I - 200h
Matemática e suas Tecnologias I - 200h

Mundo do Trabalho
Autoconhecimento - 30h
Mundo do Trabalho - 130h
Projeto de Vida e Carreira - 40h

Formação Básica Geral II
Ciências da Natureza e suas Tecnologias II - 200h
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas II - 100h
Linguagens e suas Tecnologias II - 100h
Matemática e suas Tecnologias II - 200h

Módulo Integrador de Ciências da Natureza
Formação Específica do Itinerário Ciências da Natureza I - 400h

Formação Geral Básica III
Ciências da Natureza e suas Tecnologias III - 100h
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas III - 100h
Linguagens e suas Tecnologias III - 100h
Matemática e suas Tecnologias III - 100h

Módulos Específicos - Ciências da Natureza
Formação Específica do Itinerário Ciências da Natureza II - 600h

Objetivo

As matrizes de referência curricular do Novo Ensino Médio foram construídas na perspectiva de áreas de conhecimento e módulos do itinerário formativo, com base no desenvolvimento de competências, pressupondo que os objetos do conhecimento apresentam conteúdos para a construção de habilidades, que é o saber fazer determinada ação.

A integração curricular orienta a formação geral para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas pelo mundo do trabalho, ao mesmo tempo em que a formação específica para o itinerário favorece o fortalecimento daquelas que são indispensáveis ao aprimoramento do estudante como pessoa humana e à sua inserção no mundo do século XXI. O uso crescente das novas tecnologias e de conhecimentos científicos sofisticados no processo de produção tem levado os setores produtivos a demandarem cada vez mais pessoas capazes de criar, inovar, inventar novas soluções e gerir sistemas complexos.

Apesar das características e especificidades da oferta do itinerário formativo, em função da natureza própria de cada objeto do conhecimento, a integração será garantida pela organização curricular e pelas estratégias de gestão compartilhada e de planejamento das atividades docentes, realizadas de forma cooperativa entre os profissionais das instituições parceiras.

Para atendimento às exigências da legislação, os arranjos curriculares observaram os seguintes dispositivos:

- O ensino de língua portuguesa e matemática é obrigatório nos três anos do Ensino Médio;

- O estudo da língua inglesa é obrigatório, podendo ser ofertadas outras línguas estrangeiras;

- A educação física, a arte, a sociologia e a filosofia estão incluídas nas respectivas áreas de conhecimento, podendo ser desenvolvidas, entre outros, por meio de estudos

próprios e nos projetos e práticas de pesquisa e de protagonismo; 

- A carga horária mínima anual será de mil horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar;

- O planejamento das atividades escolares prevê o funcionamento da oferta em cinco horas diárias;

- A realização do itinerário formativo é indissociável.

 

O Ensino Médio com Itinerário de Ciências da Natureza deve proporcionar aos seus egressos, ao longo da formação, as seguintes competências específicas:

- Desenvolver habilidades e competências por meio do estudo das características do Universo e dos corpos celestes que o compõem: dimensões, localização, movimentos, forças que atuam entre eles, composição química, entre outros aspectos.

- Compreender as principais características e formas de geração das ondas que compõem o espectro eletromagnético, bem como as suas aplicações em diferentes tecnologias nas áreas de comunicação, medicina e em diversos instrumentos de investigação científica.

- Utilizar diferentes tecnologias desenvolvidas para e por meio do estudo do Universo como os tipos de telescópio e seu funcionamento, as viagens espaciais e a utilização de satélites para comunicação, mapeamento da superfície do planeta e localização (GPS).

- Analisar as características do planeta Terra relacionando-as com sua formação e estrutura, bem como compreender a ocorrência de diferentes fenômenos sísmicos e atividade vulcânica, reconhecendo suas consequências.

- Explicar a formação dos diferentes tipos minerais e os processos de fossilização, associando sua importância à construção de conhecimento sobre o passado do planeta Terra.

- Analisar aspectos ligados ao clima, como os padrões de circulação atmosférica e circulação oceânica, fenômenos climáticos, ciclones, anticiclones e frentes (frias, quentes e estacionárias), furacões, escalas de força dos ventos, previsão do tempo e

relacioná-los às alterações climáticas provocadas pela ação dos seres humanos.

- Desenvolver pesquisas com seres microscópicos, compreendendo suas origens, estruturas e suas relações com a saúde, os alimentos, os animais e os elementos da natureza.

- Aprofundar conhecimentos sobre conceitos associados às estruturas que compõem as células, os mecanismos bioquímicos do metabolismo celular, às características específicas dos reinos vírus, fungos, protozoa e monera, à manipulação genética, à bioética e à biossegurança.

- Desenvolver conhecimentos e práticas sobre a segurança de alimentos e os diferentes tópicos relacionados à presença, desenvolvimento e controle de microrganismos em diferentes classes de produtos.

Público-alvo

O Ensino Médio é destinado aos jovens que já finalizaram o Ensino Fundamental.

Pré-requisito

Pré-requisitos obrigatórios:
Para acesso ao Ensino Médio Articulado com a Educação Profissional o candidato deverá atender os seguintes requisitos: a) Escolaridade mínima: Ter concluído o Ensino Fundamental. b) Documentos para matrícula: No ato da matrícula o candidato e seu responsável legal deverão apresentar os seguintes documentos: RG próprio - Documento de identidade (original e fotocópia) CPF próprio (original e fotocópia); RG e CPF do responsável legal para estudantes menores. (original e fotocópia). RG e CPF do responsável financeiro, quando houver. (original e fotocópia). Duas fotos 3x4 iguais (recentes) Certificado de conclusão e Histórico Escolar do Ensino Fundamental (original e fotocópia). Para alunos estrangeiros, deve-se apresentar documento de equivalência de estudos, emitido pela Secretaria do Estado de Educação Comprovante de Residência (original e fotocópia) Requerimento de Matrícula Contrato de Prestação de Serviços Educacionais assinado no ato da matricula Laudo Médico Atestando a Deficiência (aplicável a PNEEs)

Pré requisitos recomendáveis:
Não se aplica

Idade mínima:
13 anos.

Para verificar os valores de investimento para este curso, entre em contato com nossa central de relacionamento através do Fale Conosco, pelo telefone 0800-0481212 ou diretamente com o SESI Blumenau II.

Local

Endereço: Rua São Paulo, nº 1147 - Victor Konder - Blumenau - Santa Catarina, Brasil - CEP 89012-001.

Telefone: (47) 3702-3916

E-mail: VALEDOITAJAI@SESISC.ORG.BR

info
Status Em lista de espera
timelapse
Tipo Presencial
hourglass_empty
Carga Horária 3000 horas
Gostou? Então compartilhe
Perguntas Frequentes Entre em contato conosco pelo Whatsapp
keyboard_arrow_up
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Entendi