O Ensino Médio Integrado com o Itinerário de Educação Básica - STEAM desenvolve competências a partir de uma experiência pedagógica que contempla também um itinerário técnico. Por conta disso, o aluno conclui os estudos com uma habilitação profissional, preparado para atuar no mercado de trabalho. No caso Ensino Médio Integrado com Itinerário de Educação Básica - STEAM, o estudante é estimulado a refletir sobre problemas reais e descobrir como solucioná-los na prática, através da matemática, ciência, tecnologia e comunicação para construir projetos.
O projeto “Ensino Médio com itinerário de Educação Básica, abordagem STEAM” propõe uma experiência pedagógica, diferenciada com vistas ao incentivo à formação de indivíduos em áreas que envolvem ciência e tecnologia. Nesta abordagem as Ciências e Tecnologias são interpretadas pela Engenharia e embasadas na Matemática. Neste contexto o movimento STEM envolve a organização de materiais, princípios e processos “do quê” e de “como” as coisas são feitas. Pautada no artigo 81 da LDB nº 9.394/96 e atendendo às demandas da nova legislação (Lei nº 13.415/2017) que reformou a estrutura do Ensino Médio.
Abordagens recentes têm advogado sobre a importância de propósitos e ideais dos indivíduos neste processo, defendendo a ideia da inclusão das Artes nesta abordagem, tornando-se assim STEAM. Neste sentido a inclusão das artes envolve as dimensões do “por quê” e “por quem” as coisas são feitas. Não só habilidades técnico-científicas seriam enfatizadas mas também outras tipicamente associadas às ciências humanas que envolvem: a criatividade (nas dimensões da imaginação, ingenuidade e inovação); estética (nas dimensões da beleza, sentimento e contemplação); ética (nas dimensões das virtudes, dos direitos humanos e da justiça); retórica (nas dimensões da expressão, representação e persuasão), alinhadas às chamadas soft skills. Em síntese, o modelo STEM (sem A) organiza os materiais, princípios e processos “do que” e “como” as coisas podem ser feitas. A perspectiva STEAM (com A) inclui “por que” e “por quem” as coisas são feitas com vistas a uma formação mais ampla dos indivíduos e estímulo ao aprendizado pela/para a vida toda.
Neste contexto a abordagem STEAM apresenta-se como uma forma de promover uma educação mais holística para o mundo dos conhecimentos e das técnicas, culminando na promoção de uma formação integral além de instigar e promover o interesse dos estudantes em carreiras científicas e tecnológicas. Esta abordagem engaja os estudantes a pensar em problemas reais e atividades práticas, que mobilizam diferentes conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e linguísticos, e conduzem a uma aprendizagem criativa e de maior significado para eles, ao mesmo tempo que desenvolve competências para o século XXI. Em termos metodológicas apropriações da perspectiva STEAM estão ancoradas na abordagem de educação por problemas ou projetos.
Na prática os estudantes são instigados a colocar a mão na massa para pensar e criar soluções científicas e/ou tecnológicas a respeito de problemas reais do mundo que podem envolver diferentes dimensões de suas vidas. O itinerário STEAM proposto é inspirado na Cultura Maker e pode envolver a execução de projetos exploratórios, associado ao aprendizado de diferentes conceitos e tecnologias pré-definidos pelo programa, bem como a idealização e desenvolvimento de projetos emergentes de suas realidades e interesses, sempre mediados pelos professores ancorados na matriz de competências e habilidades.
No contexto da proposta do itinerário STEAM para o Ensino Médio temos um aprofundamento de competências e habilidades de forma integrativa e alinhadas ao mundo do trabalho.
O Ensino Médio é destinado aos jovens que já finalizaram o Ensino Fundamental.
Pré-requisitos obrigatórios:
Para acesso ao Ensino Médio Articulado com a Educação Profissional o candidato deverá atender os seguintes requisitos:
a) Escolaridade mínima: Ter concluído o Ensino Fundamental.
b) Documentos para matrícula: No ato da matrícula o candidato e seu responsável legal deverão apresentar os seguintes documentos:
RG próprio - Documento de identidade (original e fotocópia)
CPF próprio (original e fotocópia);
RG e CPF do responsável legal para estudantes menores. (original e fotocópia).
RG e CPF do responsável financeiro, quando houver. (original e fotocópia).
Duas fotos 3x4 iguais (recentes)
Certificado de conclusão e Histórico Escolar do Ensino Fundamental (original e fotocópia). Para alunos estrangeiros, deve-se apresentar documento de equivalência de estudos, emitido pela Secretaria do Estado de Educação
Comprovante de Residência (original e fotocópia)
Requerimento de Matrícula
Contrato de Prestação de Serviços Educacionais assinado no ato da matricula
Laudo Médico Atestando a Deficiência (aplicável a PNEEs)
Pré requisitos recomendáveis:
Não se aplica
Idade mínima:
13 anos.
Para verificar os valores de investimento para este curso, entre em contato com nossa central de relacionamento através do Fale Conosco, pelo telefone 0800-0481212 ou diretamente com o SESI São José II.
Endereço: Rodovia BR-101, nº 7235 - Distrito Industrial - São José - Santa Catarina, Brasil - CEP 88104-801.
Telefone: (48) 3381-9239 / (48) 3381-9216
E-mail: sudeste@sesisc.org.br