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Ensino Médio com Itinerário de Educação Básica – STEAM

Unidade: SESI/SC - Criciúma II Cidade: Criciúma Área: Educação Modalidade: Ensino Médio

Descrição

O Ensino Médio Integrado com o Itinerário de Educação Básica - STEAM desenvolve competências a partir de uma experiência pedagógica que contempla também um itinerário técnico. Por conta disso, o aluno conclui os estudos com uma habilitação profissional, preparado para atuar no mercado de trabalho. No caso Ensino Médio Integrado com Itinerário de Educação Básica - STEAM, o estudante é estimulado a refletir sobre problemas reais e descobrir como solucioná-los na prática, através da matemática, ciência, tecnologia e comunicação para construir projetos.

Conteúdo

Grade Curricular


Formação Geral Básica
Ciências da Natureza e suas Tecnologias I - 200h
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas I - 200h
Linguagens e suas Tecnologias I - 200h
Matemática e suas Tecnologias I - 200h

Mundo do Trabalho
Autoconhecimento - 30h
Mundo do Trabalho - 120h
Projeto de Vida e Carreira - 50h

Formação Geral Básica II
Ciências da Natureza e suas Tecnologias II - 200h
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas II - 100h
Linguagens e suas Tecnologias II - 100h
Matemática e suas Tecnologias II - 200h

Módulo Fundamentos Steam
Biohackeria I (Ciência) - 40h
Desenvolvimento de games e apps I (Matemática) - 40h
Empreendedorismo & Design Thinking (Arte) - 40h
Fabricação Digital & Modelamento Geométrico I (Tecnologia) - 60h
Midias Digitais I (Arte) - 40h
Projetos Livres (STEAM) - 140h
Robótica I (Engenharia) - 40h

Formação Geral Básica III
Ciências da Natureza e suas Tecnologias III - 100h
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas III - 100h
Linguagens e suas Tecnologias III - 100h
Matemática e suas Tecnologias III - 100h

Módulo Integrador Steam
Biohackeria II (Ciência) - 60h
Desenvolvimento de games e apps II (Matemática) - 60h
Fabricação Digital & Modelamento Geométrico II (Tecnologia) - 60h
Midias Digitais II (Arte) - 60h
Projetos Livres (STEAM) - 300h
Robótica II (Engenharia) - 60h

Objetivo

O projeto “Ensino Médio com itinerário de Educação Básica, abordagem STEAM” propõe uma experiência pedagógica, diferenciada com vistas ao incentivo à formação de indivíduos em áreas que envolvem ciência e tecnologia. Nesta abordagem as Ciências e Tecnologias são interpretadas pela Engenharia e embasadas na Matemática. Neste contexto o movimento STEM envolve a organização de materiais, princípios e processos “do quê” e de “como” as coisas são feitas. Pautada no artigo 81 da LDB nº 9.394/96 e atendendo às demandas da nova legislação (Lei nº 13.415/2017) que reformou a estrutura do Ensino Médio.

Abordagens recentes têm advogado sobre a importância de propósitos e ideais dos indivíduos neste processo, defendendo a ideia da inclusão das Artes nesta abordagem, tornando-se assim STEAM. Neste sentido a inclusão das artes envolve as dimensões do “por quê” e “por quem” as coisas são feitas. Não só habilidades técnico-científicas seriam enfatizadas mas também outras tipicamente associadas às ciências humanas que envolvem: a criatividade (nas dimensões da imaginação, ingenuidade e inovação); estética (nas dimensões da beleza, sentimento e contemplação); ética (nas dimensões das virtudes, dos direitos humanos e da justiça); retórica (nas dimensões da expressão, representação e persuasão), alinhadas às chamadas soft skills. Em síntese, o modelo STEM (sem A) organiza os materiais, princípios e processos “do que” e “como” as coisas podem ser feitas. A perspectiva STEAM (com A) inclui “por que” e “por quem” as coisas são feitas com vistas a uma formação mais ampla dos indivíduos e estímulo ao aprendizado pela/para a vida toda. 

Neste contexto a abordagem STEAM apresenta-se como uma forma de promover uma educação mais holística para o mundo dos conhecimentos e das técnicas, culminando na promoção de uma formação integral além de instigar e promover o interesse dos estudantes em carreiras científicas e tecnológicas. Esta abordagem engaja os estudantes a pensar em problemas reais e atividades práticas, que mobilizam diferentes conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e linguísticos, e conduzem a uma aprendizagem criativa e de maior significado para eles, ao mesmo tempo que desenvolve competências para o século XXI. Em termos metodológicas apropriações da perspectiva STEAM estão ancoradas na abordagem de educação por problemas ou projetos.

Na prática os estudantes são instigados a colocar a mão na massa para pensar e criar soluções científicas e/ou tecnológicas a respeito de problemas reais do mundo que podem envolver diferentes dimensões de suas vidas. O itinerário STEAM proposto é inspirado na Cultura Maker e pode envolver a execução de projetos exploratórios, associado ao aprendizado de diferentes conceitos e tecnologias pré-definidos pelo programa, bem como a idealização e desenvolvimento de projetos emergentes de suas realidades e interesses, sempre mediados pelos professores ancorados na matriz de competências e habilidades. 

No contexto da proposta do itinerário STEAM para o Ensino Médio temos um aprofundamento de competências e habilidades de forma integrativa e alinhadas ao mundo do trabalho.

Público-alvo

O Ensino Médio é destinado aos jovens que já finalizaram o Ensino Fundamental.

Pré-requisito

Pré-requisitos obrigatórios:
Para acesso ao Ensino Médio Articulado com a Educação Profissional o candidato deverá atender os seguintes requisitos: a) Escolaridade mínima: Ter concluído o Ensino Fundamental. b) Documentos para matrícula: No ato da matrícula o candidato e seu responsável legal deverão apresentar os seguintes documentos: RG próprio - Documento de identidade (original e fotocópia) CPF próprio (original e fotocópia); RG e CPF do responsável legal para estudantes menores. (original e fotocópia). RG e CPF do responsável financeiro, quando houver. (original e fotocópia). Duas fotos 3x4 iguais (recentes) Certificado de conclusão e Histórico Escolar do Ensino Fundamental (original e fotocópia). Para alunos estrangeiros, deve-se apresentar documento de equivalência de estudos, emitido pela Secretaria do Estado de Educação Comprovante de Residência (original e fotocópia) Requerimento de Matrícula Contrato de Prestação de Serviços Educacionais assinado no ato da matricula Laudo Médico Atestando a Deficiência (aplicável a PNEEs)

Pré requisitos recomendáveis:
Não se aplica

Idade mínima:
13 anos.

Para verificar os valores de investimento para este curso, entre em contato com nossa central de relacionamento através do Fale Conosco, pelo telefone 0800-0481212 ou diretamente com o SESI Criciúma II.

Local

Endereço: Rua General Lauro Sodre, nº 250 - Comerciário - Criciúma - Santa Catarina, Brasil - CEP 88802-330.

Telefone: (48) 3431-9885

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Status Em lista de espera
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Tipo Presencial
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Carga Horária 3000 horas
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