Ensino Médio Integrado – Técnico em Desenvolvimento de Sistemas

Unidade: SESI/SC - Concórdia II Cidade: Concórdia Área: TI – Software Modalidade: Ensino Médio

Descrição

O Ensino Médio Integrado com o Técnico em Desenvolvimento de Sistemas desenvolve competências a partir de uma experiência pedagógica que contempla também um itinerário técnico. Por conta disso, o aluno conclui os estudos com uma habilitação profissional, preparado para atuar no mercado de trabalho. No caso Ensino Médio Integrado com Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, o estudante é preparado para atuar na construção de softwares, projetando e implementando programas de computador nas linguagens Java e .NET.

Conteúdo

Grade Curricular


Formação Geral Básica I
Ciências da Natureza e suas Tecnologias I - 200h
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas I - 200h
Linguagens e suas Tecnologias I - 200h
Matemática e suas Tecnologias I - 200h

Mundo do Trabalho
Autoconhecimento - 30h
Mundo do Trabalho - 130h
Projeto de Vida e Carreira - 40h

Formação Geral Básica II
Ciências da Natureza e suas Tecnologias II - 200h
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas II - 100h
Linguagens e suas Tecnologias II - 100h
Matemática e suas Tecnologias II - 200h

Módulo Integrador - Básico
Fundamentos de Banco de Dados - 40h
Fundamentos de Redes de Computadores - 60h
Fundamentos de Tecnologia da Informação - 120h
Lógica Computacional - 60h

Módulo Integrador - Introdutório
Fundamentos de Design - 40h
Lógica de Programação - 80h

Formação Geral Básica III
Ciências da Natureza e suas Tecnologias III - 100h
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas III - 100h
Linguagens e suas Tecnologias III - 100h
Matemática e suas Tecnologias III - 100h

Módulo Específico I
Banco de Dados - 100h
Modelagem de Sistemas - 80h
Programação de Aplicativos - 160h

Módulo Específico II
Desenvolvimento de Sistemas - 160h
Implantação e Manutenção de Sistemas - 40h
Teste de Sistemas - 60h

Objetivo

O projeto “Ensino Médio com itinerário de formação técnica e profissional” propõe uma experiência pedagógica, que se inicia com a área industrial de Tecnologia da Informação – habilitação profissional de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, pautada no artigo 81 da LDB nº 9.394/96 e atendendo às demandas da nova legislação (Lei nº 13.415/2017) que reformou a estrutura do Ensino Médio. As matrizes de referência curricular do Novo Ensino Médio foram construídas na perspectiva de áreas de conhecimento e módulos do itinerário formativo, com base no desenvolvimento de competências, pressupondo que os objetos do conhecimento apresentam conteúdos para a construção de habilidades, que é o saber fazer determinada ação. A integração curricular orienta a formação geral para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas pelo mundo do trabalho, ao mesmo tempo em que a formação específica para o itinerário favorece o fortalecimento daquelas que são indispensáveis ao aprimoramento do estudante como pessoa humana e à sua inserção no mundo do século XXI. O uso crescente das novas tecnologias e de conhecimentos científicos sofisticados no processo de produção tem levado os setores produtivos a demandarem cada vez mais pessoas capazes de criar, inovar, inventar novas soluções e gerir sistemas complexos. Apesar das características e especificidades da oferta do itinerário formativo, em função da natureza própria de cada objeto do conhecimento, a integração será garantida pela organização curricular e pelas estratégias de gestão compartilhada e de planejamento das atividades docentes, realizadas de forma cooperativa entre os profissionais das instituições parceiras.   Para atendimento às exigências da legislação, os arranjos curriculares observaram os seguintes dispositivos: - O ensino de língua portuguesa e matemática é obrigatório nos três anos do Ensino Médio; - O estudo da língua inglesa é obrigatório, podendo ser ofertadas outras línguas estrangeiras; - A educação física, a arte, a sociologia e a filosofia estão incluídas nas respectivas áreas de conhecimento, podendo ser desenvolvidas, entre outros, por meio de estudos próprios e nos projetos e práticas de pesquisa e de protagonismo; - A carga horária mínima anual será de mil horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar; - O planejamento das atividades escolares prevê o funcionamento da oferta em cinco horas diárias; - A realização do itinerário formativo é indissociável.

Público Alvo

O Ensino Médio Integrado é destinado aos jovens que já finalizaram o Ensino Fundamental.

Pré-requisito

Pré-requisitos obrigatórios:
Para acesso ao Ensino Médio Integrado o candidato deverá atender os seguintes requisitos: a) Escolaridade mínima: Ter concluído o Ensino Fundamental. b) Documentos para matrícula: No ato da matrícula o candidato ou seu responsável legal deverá apresentar os seguintes documentos: RG próprio - Documento de identidade (original e fotocópia) CPF próprio (original e fotocópia); RG e CPF do responsável legal para estudantes menores. (original e fotocópia). RG e CPF do responsável financeiro, quando houver. (original e fotocópia). Duas fotos 3x4 iguais (recentes) Certificado do Ensino Fundamental (original) Histórico Escolar do Ensino Fundamental (original e fotocópia) Comprovante de Residência (original e fotocópia) Requerimento de Matrícula Contrato de Prestação de Serviços Educacionais assinado no ato da matricula Laudo Médico Atestando a Deficiência (aplicável a PNEEs)

Pré requisitos recomendáveis:
Não se aplica

Idade mínima:
13 anos.

Informações adicionais

Para verificar os valores de investimento para este curso, entre em contato com nossa central de relacionamento através do Fale Conosco, pelo telefone 0800-481212 ou diretamente com o SESI Concórdia II.

Local

Endereço: Rua Caetano Chiuchetta, nº 757 - Colinas - Concórdia - Santa Catarina, Brasil - CEP 89700-489.

Telefone: (49) 3441-4400

E-mail: ciliana.a.onetta@sesisc.org.br

info
Status Em lista de espera
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Tipo Presencial
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Carga Horária 3000 horas
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