Siga-nos

Operador de Máquinas para Processos de Industrialização da Madeira

Unidade: SENAI/SC - Caçador Cidade: Caçador Área: Madeira e Mobiliário Modalidade: Cursos Rápidos

Descrição

Seu futuro pode estar na indústria madeireira. Neste curso você aprenderá a operar máquinas para transformação da madeira, identificando matérias-primas e tecnologias de acordo com normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.  

Conteúdo

- Tecnologia da Madeira e Materiais Derivados (32h): Noções sobre reflorestamento; Anatomia da madeira; Propriedades físicas e mecânicas da madeira; Desdobro de toras em serraria; Metodologia de aproveitamento; Estocagem e recebimento de madeira; Controle de qualidade da matéria prima; Métodos de medição; Secagem de madeira (definição, importância e razões para secagem); Laminação de toras; Princípios de construção de compensados; Propriedades físicas e mecânicas dos compensados; Produção de chapas de composição (chapas de isolamento, chapas de fibras de média e alta densidade, e chapas MDP, MDF); Materiais secundários e outros materiais.

- Desenho Técnico Industrial Básico (21h): Desenho geométrico; Desenhos de vistas; Escalas, cotas, cortes e seções; Simbologia padrão (normas ABNT e DIN) utilizadas nos desenho técnicos; Leitura e interpretação de desenho para produção de componentes industriais madeireiros; Instrumentos utilizados no desenho técnico: esquadros, escalímetro, compasso.

- Metrologia Básica Aplicada (21h): Unidades de medida; Tipos de erros de leitura que devem ser evitados; Características dos sistemas de medição (sistema métrico decimal e sistema Inglês); Conversão de medidas; Tipos instrumentos de medição; Técnicas de utilização dos instrumentos de medição linear (trena sistema métrico e sistema Inglês); Cuidados e conservação do paquímetro e trena (medição no sistema métrico e no sistema Inglês); Noções de tolerância em medidas da indústria madeireira; Cuidados básicos com instrumentos de medição.

- Tecnologia de Produção de Componentes e Produtos Derivados da Madeira (27h): Sistema operacional de máquinas; Produção de peças avulsas; Sistemas construtivos; Normas de segurança e regulagem de Máquinas; Serrarias e seus processos; Estocagem de matérias primas; Fases do processo; Setores de apoio, arranjo físico, métodos e tempos, visitas a empresas.

- Máquinas, Equipamentos e Ferramentas, Introdução as Máquinas CNC para Madeira (27h): Máquinas para preparação da madeira; Máquinas e equipamentos utilizados para colagem; Máquinas para usinagem da madeira; Máquinas utilizadas para acabamento superficial; Máquinas para aplicação de produtos de acabamento, máquinas com mais de uma finalidade, equipamentos para montagem, lixas; Conceitos básicos e tipos de ferramentas de usinagem e corte; Introdução às características e vantagens de um centro de comando numérico; Características físicas dos controles e terminologias de base, utilidades dos controles, arquivos e programas; Utilização de máquinas com centro de trabalho com controle numérico para a madeira; Conceito, tipos, propriedades, armazenamento equipamentos auxiliares, ferramentas e acessórios utilizados em máquina CNC; Conceitos básicos de ferramentas de usinagem e corte.

- Tecnologia de Prensagem e Colagem (24h): Histórico dos adesivos; Classificação dos adesivos; Definição e classificação dos polímeros; Mecanismos da adesão; Forças químicas envolvidas no processo de adesão e ângulo de contato; Influência das propriedades químicas e físicas da madeira envolvidas no processo de colagem; Principais tipos de adesivos; Controle de qualidade dos adesivos – normas aplicáveis; Processos de colagem.

- Tecnologia de Acabamento de Componentes e Projeto de Portas (24h): Materiais de acabamento; Preparo da madeira para receber acabamento; Principais produtos (tintas e vernizes); Formulação dos materiais de acabamentos; Sistemas de aplicação e secagem dos materiais de acabamentos; Acabamentos poliéster com cura ultravioleta; Defeitos, causas e soluções que podem ocorrer no acabamento; Controle de qualidade dos acabamentos; Acabamentos especiais; Cuidados com o meio ambiente e prevenção de acidentes quanto ao uso de solventes e materiais de acabamento.

- Gestão de Processos e Recursos Humanos (24h): Requisitos técnicos de qualidade; Especificação e requisição de materiais; Técnicas e processo da comunicação humana; Perfil do empreendedor interno; Custos industriais e formação de preço de vendas; Planejamento industrial; Processo produtivo; Relações interpessoais (cliente e fornecedor internos); Processo psicológico; Liderança, definição estilos, conflitos e diferenças individuais, negociação, habilidades básicas de supervisão, planejamento, organização e controle; percepção das qualidades e defeitos das pessoas da equipe; Higiene, saúde e segurança no trabalho.

Objetivo

Operar máquinas para transformação da madeira, identificando matérias primas e tecnologias de acordo com normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.  

Público Alvo

Profissionais do ramo industrial da madeira e mobiliário que atuam nas funções operacionais de manufatura de transformação da madeira.

Pré-requisito

Pré-requisitos obrigatórios:
Não há.

Pré requisitos recomendáveis:
Escolaridade mínima: ensino fundamental completo

Idade mínima:
14 anos.

Informações adicionais

Para verificar os valores de investimento para este curso, entre em contato com nossa central de relacionamento através do Fale Conosco, pelo telefone 0800-0481212 ou diretamente com o SENAI Caçador.

Para acesso ao Curso o candidato deverá apresentar um documento oficial com foto e os documentos que comprovem os pré-requisitos exigidos.

Como apresentar a documentação: Esses documentos deverão ser apresentados, o mais breve possível, antes do início das aulas, em uma das seguintes formas:

  • Entrega física em uma Unidade Escolar do SESI/SENAI mais próxima com os documentos originais para conferência e autenticação por um colaborador da instituição.

OU

  • Enviar uma cópia digitalizada dos documentos para o endereço de e- mail da Unidade Escolar. É importante que a imagem esteja bem nítida, contendo frente e verso do documento, podendo ser PDF, JPG ou PNG.

Alguns documentos já têm versões digitais que você pode baixar pelos aplicativos disponibilizados pelos órgãos emissores dos documentos.

Local

Endereço: Rua Henriqueta Tedesco, nº 192 - Berger - Caçador - Santa Catarina, Brasil - CEP 89500-353.

Telefone: (49) 3561-1300 / (49) 98414-0343

E-mail: cacador@sc.senai.br

info
Status Em lista de espera
timelapse
Tipo Presencial
hourglass_empty
Carga Horária 200 horas
Gostou? Então compartilhe

Cursos Relacionados

grade 4,9
-30%*
Curso Técnico

Técnico em Processamento de Madeira

Caçador

Inscrições até dia 08/08/2021

ver mais

shopping_cart
32x R$ 363,62
grade 4,9
Cursos Rápidos

Iniciação Profissional em Marcenaria

Caçador

Inscrições até dia 03/09/2021

ver mais

shopping_cart
grade 4,9
Cursos Rápidos

Confecção de Móveis de Artefatos de Madeira

Lages

Inscrições até dia 02/08/2021

ver mais

shopping_cart
R$ 985,00
Perguntas Frequentes Entre em contato conosco pelo Whatsapp
keyboard_arrow_up
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Entendi